Feira de Trocas


Muitas pessoas têm feito perguntas sobre esse evento que organizo, a Feira de Trocas, então resolvi criar essa página, dentro do meu blog, esclarecendo as dúvidas mais frequentes:

O que levar?
Você pode trocar objetos físicos ou conhecimentos e serviços.
Dos objetos, você pode levar tudo que a sua imaginação mandar, tudo mesmo, mas verifique se está em bom estado, você não iria querer trocar algo quebrado, furado ou estragado de algum modo, as outras pessoas também não, se bem que alguns consertos são possíveis de se fazer e super benvindos, para que as coisas não se tornem mais descartáveis do que deveriam ser. Se você não souber fazer o ajuste/reparo/customização/etc, as outras pessoas que frequentam a feira podem te ajudar.
Objetos menores são mais fáceis de serem levados para serem trocados na feira, se você tiver produtos muito grandes e/ou pesados, leve fotos.
Todo o tipo de saberes que você possua podem ser trocados na feira.
Todo o tipo de habilidade que você possua podem se transformar em saberes ou serviços a serem trocados na feira.
Só duas coisas NÃO podem ser trocadas na Feira: animais e produtos ou serviços ilegais. (Se a polícia aparecer, que seja para fazer trocas e não levar alguém preso! rsrsrs).
Plantas e alimentos podem sim ser trocados na feira.


Quando acontecem as feiras?
A cada dois meses, em um domingo à tarde (geralmente no segundo do mês), no salão de beleza Opa! Hair, que fica pertinho do metrô Paraíso, na Rua Apeninos, 689. Costumamos divulgar pelo Facebook, no grupo da Feira:
https://www.facebook.com/groups/667088760004609/  ,
mas você pode vir e convidar quem quiser, as feiras são abertas a todos e gratuitas.

Como é feita a troca?
As pessoas conversam entre si e decidem se trocam ou não. Simples assim! Sem burocracia.
Todos deixam seus objetos disponíveis para troca a mostra, você pode olhar os objetos dos outros e, se se interessar por algo, propor uma troca ao dono atual do objeto, ou, você pode esperar que façam propostas aos seus objetos, ou você pode por uma plaquinha com o serviço que você está disposto a trocar e ver se as pessoas se interessam, ou você pode oferecer seus serviços em troca de outros ou de objetos, pode ser negociada uma "troca em três" ou "em triângulo" (se tiver dúvidas, pergunte para as pessoas da feira no dia de trocas), enfim, há diversos jeitos de trocar, basta querer.

Como é estabelecido o valor de cada objeto/serviço?
Os valores são subjetivos, o que importa é que as pessoas envolvidas na negociação concordem com a troca.

Devo trocar 1 produto por 1 outro produto?
Não necessariamente, como os valores são subjetivos, pode ser que você troque 3 objetos por 1, por exemplo, ou vários objetos por um serviço, ou um objeto por vários serviços... enfim, depende da negociação entre as pessoas.

Quem pode participar?
TODO MUNDO!
Qualquer pessoa pode participar, de qualquer idade, gênero, etnia, orientação sexual...
Tragam as crianças, para elas possam aprender a trocar desde pequenas. Tragam os idosos dependentes, para que eles possam continuar trocando. Enfim chamem todo mundo, porque quanto mais gente, mais possibilidades de trocas temos.

Tenho de pagar alguma quantia para participar?
Não. A entrada é franca, não é necessário pagar nenhuma quantia para entrar, se associar, etc.
Sempre fazemos um lanchinho compartilhado, aceitamos contribuições de comes e bebes para a mesa do lanche, mas também é algo opcional e não obrigatório.

Posso vender produtos ou serviços na feira?
Não, não é permitido vender, isto é, trocar por dinheiro, qualquer valor que seja,
produtos ou serviços. Mas você pode trocar seus contatos, seu telefone, e-mail, etc.
e combinar com a pessoa interessada a venda em outro dia/local.
O objetivo da feira de trocas é justamente possibilitar outros tipos de negociações.
Surpreenda-se com sua capacidade de solucionar conflitos. Esteja aberto à criar uma rede de contatos, conhecer pessoas e suas habilidades, estejam elas em forma de conhecimentos, serviços ou produtos, e compreender a subjetividade dos valores.

Estamos na era do acesso e não da propriedade.
As lembranças estão em nós e não nas coisas.
Aproveite as coisas enquanto forem úteis, depois compartilhe-as com outras pessoas.

Vamos trocar!
:)

2 comentários:

Rosilda Prates disse...

Oi, Cleo, frequento algumas feiras e pesquisando pela net achei esta feira e me interessei, tenho uma dúvida, nas outras feiras que frequento eles disponibilizam mesas, cadeiras, ou um espacinho para que possamos dispor nossos objetos, nesta em especial terá? rosildaprates@hotmail.com.

Cleo Beolchi disse...

Oi, Rosilda! Essa é uma ótima pergunta. Nós fazemos isso também. Temos uma arara, dois varais de chão e alguns tapetinhos de e.v.a. que usamos para isso, às vezes as pessoas trazem coisas para trocar que acabam virando stand para suas outras coisas, rsrsrs Começamos pequeninos, com poucas pessoas, mas a Feira tem tido tanto sucesso que estamos precisando pensar em mais e novas formas de expor as coisas que vem para serem trocadas, cordões, ganchos, cabides, prateleiras, vamos em frente e pensando juntos. ;)